Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MANUAL DA MODA

Para Mulheres (im)Perfeitas

Vamos Falar de Moda? #70

V Edição Tibães Fashion

Conceito: Fénix

Se tivéssemos que tecer comparações e divagações sobre o que é a moda, não o teríamos feito melhor… O conceito Fénix, escolhido pelo Tibães Fashion para esta V Edição, que aconteceu no fim-de-semana passado é, apenas, perfeito. Tal como esta figura mitológica, a moda é como uma ave rara (no bom sentido da palavra), que morre e renasce das próprias cinzas, todos os anos, ditando o que está out e in. E, tal como ela, simboliza imortalidade, no sentido em que a moda jamais morrerá definitivamente, tornando-se num movimento cíclico e, inovação, porque de todas as vezes que renasce, traz algo de novo e, ainda mais belo. E assim foi… No Sábado, dia 14, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

 

Nelson Lisboa é um jovem de 28 anos que já se destacou por Paris e Tóquio, onde arrecadou alguns prémios internacionais e que, igualmente, destacou-se nesta noite de glamour e ousadia com a sua primeira colecção aberta para o público feminino com o tema “A moda está morta”. Curiosas para saber um pouco mais, fomos falar com ele sobre este conceito perturbador que mancha a actualidade de uma área que já foi considerada uma arte. Segundo o designer, o objectivo foi reflectir e dar a reflectir sobre o ritmo alucinante em que acontecem as colecções de várias cadeias multinacionais e chinesas, que esgotam e saturam a moda e, por conseguinte, as tendências. Não há respeito pela criação, pela qualidade, pelo trabalho, sociedade ou planeta. Ignora-se o trabalho infantil, a escravatura e a falta de ética em prol da quantidade, do “low cost” e do consumismo desenfreado. Enfim, nada que já não tenhamos falado por aqui! Será que o fim da moda com “M” grande estará a chegar? Se está, não é nas mãos de Nelson Lisboa, que nos presenteou com um desfile ritmado, sensual e poderosíssimo, como já nos tem habituado.

 

 

A marca Verney, que conta com 30 anos de experiência no fabrico de calçado para senhora, é um spin-off que nasceu, recentemente, em Felgueira, berço do calçado nacional. Sem deixar a tradição de bem fazer calçado de lado, esta marca deixou bem claro, nesta noite tão especial, que pretende acompanhar as exigências do público feminino moderno, forte e elegante do século XXI.

Só temos uma pequena nota… Uma pena que se esqueceram de mostrar os sapatos! Ah, esperem aí… O que é aquilo nas bandejas?! (Brincadeirinha (ou não!)) Uma coisa é certa. Este desfile foi memorável e, apostamos que muitas mulheres falaram nele depois, dias depois e depois de depois.

 

 

Pedro Ponte, jovem de 22 anos, licenciado em design de moda na Universidade do Minho aproveitou este momento para apresentar o seu trabalho, que se inspira, essencialmente, na arte e cultura, através de artistas ou correntes artísticas passadas. Fomos falar um pouco com ele e ficamos a saber que este desfile teve como tema central uma obra barroca que retrata a transverberação de uma freira. Esta história foi contada em três fases, que podem ser distintas pela fluidez dos tecidos e cortes e, mais visualmente, por cores. O preto que simboliza a castidade e a devoção. Os tons rosa e pastéis que simbolizam o êxtase, mais carnal e visceral e, por fim, o branco, que simboliza a paz e a luz provocada pela libertação. O resultado foi notório… Um desfile dinâmico, coeso e com várias emoções à mistura. Esperamos ter mais notícias deste jovem!

 

 

A Vicri by Jorge Ferreira é uma marca, totalmente nacional, vocacionada para o homem moderno que gosta de sair da caixa, arrojando de forma charmosa e polida, sem perder o elemento clássico. Para além de brilhar no Tibães Fashion, já o fez, também, no Portugal Fashion, na edição de estreia da Floating Fashion Week de Amesterdão e nas principais feiras internacionais do sector.

 

Para terminar em grande, em vez do desfile da Micaela Oliveira, conforme delineado no programa, tivemos um momento que nos encheu a alma e que provou, mais uma vez, que a moda não é fútil, como tanto a fazem parecer. Um grande abraço ao Núcleo Pais-em-Rede, de Braga, por tornar este desfecho inesquecível! Para nós e, acima de tudo, para eles…

 

 

Com a Joana e a Sara do blog Loveliness by Sarah.

Com a Ângela do blog Princesa Sem Tiara.

Com o designer Nelson Lisboa.

Com o designer Pedro Ponte.

 

 

Um beijinho,

Emília e Carla

 

Hoje é o último dia para ganhar 100€ em compras online!!! Clique aqui.

 

Já nos segue pelo facebook? Clique aqui.

Gostou das sugestões? 

1 comentário

Comentar post